segunda-feira, 6 de julho de 2020

NÃO ESTAVAMOS MINIMAMENTE PREPARADOS: HÁ 100 ANOS E AGORA

UMA RELAÇÃO ENTRE A PNEUMÓNICA E A COVID-19
(Bandeira da União de Freguesias de Massamá - Sintra. Outrora o "capital" era a água e o trigo, agora terá de ser o conhecimento"
 
Neste momento ainda se faz a História, divulgação e consciencialização da “peste” pneumónica. Muito tarde, em nosso entender, com décadas de atraso. Se a História, divulgação e consciencialização tivesse sido minimamente concretizada, a presente “peste ou doença” Covid-19 não teria as consequências que estão a verificar-se. Dezenas de milhares de mortes poderiam ser evitadas no mundo. Igualmente, na economia, os danos poderiam ser menores.
Porque é que não se fez devidamente essa História, divulgação e consciencialização, de modo a que no presente se tenha de correr, essencialmente, atrás dos prejuízos?
Em nosso entender, as causas começam:
1)Na fuga às memórias (o jargão “é para esquecer”) da dita peste, nomeadamente na não-aceitação das memórias sofridas pelas populações; tanto assim que após a Pneumónica e a I Guerra Mundial: … 
2)Dá-se a “loucura dos anos 20”, isto é, no final das crises procuram-se mudanças de vida que dão, muitas vezes, em excessos de comportamentos, de consequências mais negativas do que positivas: …
a)Mudanças sociais na moda e mentalidades, provocando revoluções liberais;
b)As Sociedades acabam por se cansar dos “loucos anos vinte” que não adotam as medidas económicas e democráticas necessárias.
c)E daí, também, a “Grande depressão de 1929”, os imperialismos, os fascismos e os comunismos, cujos embates acabam por ter consequências na II Guerra Mundial que vem repor no seu final uma outra estabilidade com a criação da ONU.
Nenhum regime no mundo terá feito, até à chegada da Covid-19, o que devia na realização, divulgação e consciencialização histórica.

A quem tem dúvidas sobre esta conclusão, pergunto se no seu sistema de ensino geral lhe ministraram algo de substancial sobre a temática da História da “Pneumónica” e das Mentalidades que provocaram os “Loucos Anos 20”. A nós, que tivemos como formação as Ciências Sociais e a História, não nos ensinaram praticamente nada sobre o assunto.
No entanto a “Pneumónica” - em relação à I Guerra Mundial, aos “Loucos anos 20” e às mudanças de mentalidades - daria temas bem úteis e pertinentes. Na atualidade, com esses saberes enfrentaríamos com devido respeito a Covid-19 e outras pandemias, adotando higienizações e medidas proactivas, sem termos de andar a correr atrás dos prejuízos: -
- Com informações, ora a conta-gotas, ora em massa, por vezes erráticas, desde o início da entrada da doença - muita gente poderia ser salva e a economia não sofreria o que está à vista.
Palavras-chave: História, Introdução à História da Medicina, da Farmácia e do Medicamento, Loucos Anos 20, Pandemia, Pneumónica
Fontes em linha, acedidas em 06.07.2020 :
--ANCIÃES, Alfredo Ramos – Bérgamo(s) Renascimentos e Vitórias https://cumpriraterra.blogspot.com/2020/04/bergamos-renascimentos-e-vitorias.html 
--ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Há 101 anos era a pneumónica. Que lição para a atualidade e a Covid-19?” https://cumpriraterra.blogspot.com/2020/03/ha-101-anos-era-pneumonica-que-licao.html
--ANTUNES, Arnaldo; MONTE Marisa; et.al - Covid-19 - in COVID VID-20200426-WA0014
--AUTORIA não legível – “Corona Viruses” - in COVID VID-20200406-WA0001
--CURY, Augusto; EMOCOMPSI “Foi necessário um vírus para desacelerar o Planeta e ele veio por uma bofetada na nossa cara” - in COVID VID-20200402-WA0003004
Fontes – em livros:
--NETO, Filipe; Davis West Childrens`s Books et al. “Há 100 anos 1900-20. Linho e Renda. Duas décadas. O que aprendeu o Homem e a Sociedade … Espanha: 2003





 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário