segunda-feira, 27 de julho de 2020

HOJE, 27.07.2020 E ESTA SEMANA DEVERIA EVOCAR-SE O JUBILEU DA MORTE DE SALAZAR

(Uma das legendas que figuram junto à sepultura de Salazar. Aqui é evocada uma razão, em nome de milhões de Portugueses. Cada um fará, hoje, e nos tempos que se seguem a sua própria interpretação. Que o Altíssimo perdoe a todos os que já partiram)
O dia / semana em que faz 50 anos que deixou este Mundo. Por esta data tão redonda, em teoria deveríamos estar a celebrar com pompa e circunstância a memória de alguém que governou Portugal durante 40 anos, tendo recuperado o País de um grande atraso económico e devolvendo-lhe segurança. Só que, com Salazar, tudo foi relativo. A segurança não foi para todos, a economia e educação também não foram. E com pena minha; não me apetece escrever muito mais sobre o assunto.


O museu que há muito lhe pensam dedicar não tem tido permissão por parte da Assembleia por ser contestado (e acho bem) por muitos portugueses. Todavia penso que não se deve tentar impedir um museu que trate do Estado Novo e da época em que Salazar exerceu o poder. São dois projetos diferentes.

Neste segundo projeto, que apoiamos, cabe também, a vida, a figura e a política de Salazar. Tudo deve ser tratado, lado a lado, ou em conjunto. Que nos apresentem estas temáticas sem censura nem elogios bacocos.
Esperamos por este segundo projeto, como forma de elevação democrática, onde caberá fazer a defesa do que é defensável e a crítica isenta e sem revanches; ainda que possamos compreender a dor dos próprios e das famílias que sofreram na pele, apenas por discordarem das políticas, quer fossem corretas quer erradas.
 
Palavras-chave: Estado Novo, jubileu, Salazar
 
 
 

 
 
 
 
 

 

 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário