sábado, 16 de maio de 2020

O MÊS DE MAIO E O CENTÉSIMO ANO

Palavras-chave: comunismo, Deutsche Welle, Guerra Fria, João Paulo II, Lech Walesa, modelo soviético, Rádio Argel, Rádio Europa Livre, Rádio Portugal Livre, Rádio Moscovo, regime nazi, Rádio Bucareste, VOA – Voice of América, Rádio Voz da Liberdade .
 
Porque lembrar é preciso. O mês de maio está carregado de datas simbólicas. Em 08.05.1945 dá-se a capitulação do regime nazi em Berlim. Completam-se assim 75 anos em que este totalitarismo é vencido; contudo, ali se escuda um outro regime que pretende dominar o Mundo.
Devemos a vitória sobre o regime nazi aos milhões de intervenientes: soldados, ativistas e sociedade civil dos países aliados.
As forças soviéticas dão a sentença final ao nazismo alemão, com a destruição praticamente total de Berlim. Porém, a capitulação derradeira da ideologia e forças nazis só se dá em 15 de agosto de 1945 com o lançamento de bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui.
 
Os regimes totalitários: fascistas e comunistas continuam por mais umas décadas em vários países.
Neste mês de maio de 2020 são de lembrar e celebrar os 155 anos (17.05.1865-17.05.2020) da criação da União Telegráfica Internacional e os 100 anos do nascimento de João Paulo II (18.05.1920-18.052020), como o trabalhador chave que granjeia as condições para a implosão do bastião totalitário pró e soviético.
Devemos também destacar a ação das Rádios: a Deutsche Welle (Onda Alemã) que nos tempos do “Muro de Berlim” (inícios dos anos sessenta e finais dos anos oitenta) foi determinante para a queda da URSS e sua musculada ação nos países satélites. Ligada à temática da Guerra Fria as diversas rádios: “Rádio Europa Livre”, “VOA – Voice of América” e várias rádios locais e nacionais emitiam informação e propaganda com a qual enalteciam os países do mundo tipo capitalista / ocidental. Em contraponto desacreditavam políticas e modus vivendi dos países do bloco de leste, baseados na influência da URSS com sua ideologia auto classificada de socialista e comunista, que na realidade dos termos nunca terão implementado. A informação radiofónica de tipo Ocidental destinava-se sobretudo aos países sujeitos às políticas do bloco de leste, bem como aos países onde chegava a contra-informação radiofónica emitida no referido bloco.

Veiculada pelo este bloco, a informação e propaganda era concretamente emitida pelas rádios: Rádio Argel, Rádio Portugal Livre (emitindo de Bucareste, capital da Roménia), Rádio Moscovo, Radio Bucareste e Rádio Voz da Liberdade (emitindo de Argel para Portugal).
Verifica-se, assim, que cada bloco (leste e ocidental) na chamada Guerra Fria tinha as suas redes de radiofónicas. Esta situação dá origem ao desenvolvimento tecnológico das radiocomunicações e a uma economia ligada a este sector.
Para citar um caso concreto, a localidade de Glória do Ribatejo e algumas outras da região, no concelho de Salvaterra de Magos viviam preponderantemente ligadas à importante estação da RARET RA(dio) RET(transmissão).
A par desta «guerra» de informação e propaganda no espectro de ondas hertzianas, outras influências se registavam.
Se tivéssemos apenas de referir três nomes, quanto a nós os mais notórios, na influência para o derrube dos blocos da Guerra Fria e do modelo soviético, estes nomes seriam Karol Wojtyla – Papa João Paulo II que faz no actual mês de Maio de 2020 (dia 18), um século do seu nascimento. Os outros dois nomes são, Mikhail Gorbatchov – oitavo e derradeiro líder da União Soviética e ainda o conterrâneo de João Paulo II - Lech Walesa.
A luta e ação de Karol / João Paulo II e Lech Walesa estão reconhecidas. Ambos são cidadãos de uma Polónia controlada pela URSS, ambos foram operários e, tudo parece indicar que pela primeira vez, os operários ascenderam aos mais altos cargos.
O primeiro - operário, sempre dedicado em tudo o que fazia, tornou-se Papa ; O segundo operário, tornou-se Presidente da Polónia, o que só foi possível após o derrube do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.
Provavelmente sem a intenção propositada de derrubar regimes, João Paulo II, galvaniza sentimentos e ideias que levaram ao fim da URSS. Karol / João Paulo II não pode ser esquecido, nem menosprezado, no exato mês e ano do seu centenário.
 Ele foi a pedra angular para o final do imperialismo soviético e dos colonialismos ideológico-materialistas com desideratos geoestratégicos.


Fontes em livros:
-CARVALHO, José de – João Paulo II. O Papa dos Afectos. Lisboa: Glaciar, 2020
Fontes de artigos em livros:
-ANCIÃES, Alfredo Ramos. “Da História das Telecomunicações no Estado Novo (1926-1974)” in Comunicar na República 100 Anos de Inovação e Tecnologia. FPC - Fundação Portuguesa das Comunicações. Lisboa: FPC, 2010
-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Da História das Telecomunicações na Democracia (1974-2010)” in Comunicar na República 100 Anos de Inovação e Tecnologia. FPC - Fundação Portuguesa das Comunicações. Lisboa: FPC, 2010
Fontes em linha:
--ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Semana Mundial da Rádio: A TSF e a Rádio pública no Antes de 25 de Abril de 1974 https://cumpriraterra.blogspot.com/2020/02/semana-mundial-da-radio-tsf-e-radio.html
--GORBATCHOV, Fundação et al. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mikhail_Gorbatchov
--JOÃO, Carlos; “Adeus Sines! O centro emissor da DW em Portugal encerra” https://www.dw.com/pt-002/adeus-sines-o-centro-emissor-da-dw-em-portugal-encerra/a-6636099
--LEITE, José Augusto, et al. - “RARET – RAdio RETransmissão” https://restosdecoleccao.blogspot.com/2014/07/raret-radio-retransmissao.html
--RAMOS, David; acidigital - “Como São João Paulo II ajudou a derrubar o Muro de Berlim? https://www.acidigital.com/noticias/como-sao-joao-paulo-ii-ajudou-a-derrubar-o-muro-de-berlim-78691
-- WALESA, Lech Institute, et al. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Lech_Wałęsa  
 
IMAGENS - Fontes: 001 Antena Rotativa em Sines. Gentilesa in DW in httpswww.dw.compt-002adeus-sines-o-centro-emissor-da-dw-em-portugal-encerraa-6636099; 002 ANACOM Barcarena - Ft AA; 003 João Paulo II. Gentileza in Acidigital; 004 João Paulo II com Mehmet Ali Ağca . Gentileza in rr.sapo.pt; 005 Lech Walesa em 2009. Getileza in httpspt.wikipedia.orgwikiLech_Wałęsa; 006 Glória do Ribatejo placa - FT AA: 007 Gorbatchov, Mikhail em 1986. Gentileza in httpspt.wikipedia.orgwikiMikhail_Gorbatchov; 008 Glória do Ribatejo dá o nome a Avenida dos Estados Unidos da América em reconhecimento de ali ter sido instalada a RARET - Ft AA; 009 Antenas musealizadas numa rotunda de Glória do Ribatejo - FT AA; 010 Glória do Ribatejo torna-se sede de Junta de Freguesia - FtAA; 011 Uma casa no Centro de Glória do Ribatejo - FT AA; 012 Toponímia em Glória do Ribatejo. FT AA; 013 RARET Placa indicadora - Ft AA; 014 RARET No meio do nada havia uma caixa multibanco para os funcionários - FT AA; 015 Museu da Rádio na ex Rua do Quelhas. Ft in desdobrável Museu da Rádio; 016 RARET. À  entrada o meus amigos Augusto e Artur - FT AA; 017 RARET terrenos com cancela na entrada - FT AA; 018 Café Sport Clube Glória do Ribatejo- FT AA; 019 Rádio da marca Philips, de mesa e portátil- FT AA; 001A SAO Gabriel Padroeiro das Telecomunicações. Gentileza in httpswww.radioamador.comoracao-do-radioamador

Sem comentários:

Enviar um comentário