quinta-feira, 21 de junho de 2018

012: “Museu” é ...

 
(castelo de Penedono onde nasceu o"Capitão dos Doze de Inglaterra")
O Castelo da minha Terra,



Álvaro Gonçalves Coutinho

De cognome “o Magriço”

Divulgando a Nacional Seleção

Com Eusébio e Cristiano à porfia

Na melhor exibição.

Museu é Memória, Escola de Penela,
Onde o dia 24 de Setembro de 2017,

Para sempre fica marcado.

Quando o Museu

Aqui é inaugurado

Na antiga escola instalado

Por si também um museu

Ainda existem peças vivas,

Assim como eu.
(capela do Divino Senhor dos Passos de Beselga)

Museu é um prédio muito bonito

Uma forte arquitectura

Finalmente restaurado

Para bem da nossa cultura

Museu é ponto de convívio

Onde as pessoas idosas

Encontram alívio.

Museu é de peças feito, 

De momentos e monumentos,

De luta contra esquecimentos.

Museu é de mil estórias e social.
Museu é devocional.
Museu é a minha Terra, 
Minha inspiração, minha mente
Minha Musa, Minha gente;
Museu é ...


(cruzeiro do Adro de Beselga - Penedono - Viseu)



Tags: Beselga, museu, Penela, Penedono, Terras de Magriço, Viseu


(Definindo conceito de museu por Alfredo Anciães e Mário Proença. Cf. Jornal “Progresso de Penedono”, 17.11.2017, p.10)

Sem comentários:

Enviar um comentário