quarta-feira, 13 de junho de 2018

Fernando de Bulhões – Singular Santo e Doutor Cognominado António


001 Santo António. Igreja de Massamá - Sintra
Santo António foi e é um Bem Cultural em quase todo o Mundo de cultura de tipo ocidental e não só. Nasce em Lisboa nos finais do século XII, junto à Sé. A fé e o acaso levam-no até à Península Itálica onde vem a falecer na localidade de Pádua em 1231.

Com fama de santo milagreiro, canonizado poucos meses após a morte, cujo processo foi dos mais rápidos da História, devido ao apreço e notoriedade de que gozava.
002 Voz do Operário - Lisboa
Para lá de santo é dos poucos Doutores da Igreja, sendo o único português a receber esta insígnia.

Foi, também, e a nível mundial, o primeiro Doutor dos Frades Menores da Ordem dos Franciscanos.

Dotado de excelentes dons de Comunicação

A Ordem dos Franciscanos aproveita estes dons do Santo português para a transmissão de mensagens. Reconhecendo que: “Falava numa língua e era compreendido por todos […] independentemente da nacionalidade de cada um. Houve casos de se juntar até 30 mil pessoas num só sermão!”.
Voz do Operário - Lisboa
Quando os opositores desdenharam da sua popularidade e comunicação, consta que António se ausentou e foi pregar aos peixes. “[…] O resultado foi surpreendente: milhares de peixes de variados tipos e tamanhos aproximaram-se com a cabeça fora da água […] e falou para eles […]” (cf. Arautos entrada infra)
Na Arte tem representação em vários suportes: na forma de escultura, pintura, desenho, numismática, filatelia e museografia, com destaque para o Museu da Cidade, Museu Antoniano de Lisboa e Igreja de Santo António, junto à Sé.
Carnide - Lisboa
Tendo crescido junto à Matriz e estudado na vizinhança, em São Vicente de Fora, não admira a densidade de representação artística na cidade. São dignas de nota as manifestações populares do enfeite das ruas, escadinhas, largos e outros espaços públicos com destaque para os bairros e sítios com antiguidade.

O mês de junho marca, por assim dizer, as festas estivais onde comparecem conterrâneos e residentes de várias partes do mundo, reunidos pelo cunho religioso, artístico, etnográfico, histórico e copiosa animação.
Tags: arte, comunicação, fé, festas populares, Lisboa, museologia, Pádua, Santo António

Fontes em linha:

- ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Festas juninas – do paganismo ao popular” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2015/06/45-festas-juninas-do-paganismo-ao.html , acedida em 13.06.2018

- Arautos do Evangelho; Bento XVI et al. – “Santo António” http://www.arautos.org/especial/27004/santo-antonio.html , acedida em 13.06.2016

 

Sem comentários:

Enviar um comentário