sexta-feira, 13 de abril de 2018

VISITA COM DEGUSTAÇÃO DE MIMINHOS



      Em nova e pós nova museologia, conta muito o pretexto, o contexto e as envolvências. Em 13.04.2018, fizemos uma pré visita a Linda a Pastora, muito especialmente à CONFHIC - Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, onde abordámos com a Ir. Maria da Glória alguma informação. Sairemos da USMMA – Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão, segunda-feira, 23.04.2018 pela manhã. 

Trata-se de uma oportunidade, não só para conhecer parte desta “micro região”, a bacia hidrográfica e as margens do Jamor, que fazem parte dos concelhos de Oeiras, Amadora e Sintra, mais particularmente Linda-a-Pastora, Carnaxide, Queijas, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada.

A este preceito refere-se a herança cultural, o território e a toponímica. Foi sobre os alicerces da Casa e Quinta de Cesário Verde  que veio a ser instalada a Casa Mãe das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras.

Refere-se ainda a figura de Tomás Ribeiro que adorava este rincão de território para onde canalizou investimentos, nomeadamente vias de comunicação e defendeu em tempos difíceis a construção do templo que acolhe Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

Tomás Ribeiro foi uma figura respeitável, ligada ao poder governamental, às Cortes e ao Conselho de Estado. Escritor com diversa obra, tendo ficado conhecido como “o Tomás da Aparecida”, por ter acautelado e apoiado a preservação da imagem Senhora da Rocha.

O templo e a gruta desta devoção deixaram marcas de notoriedade nesta micro “região”, vizinha da Congregação que vamos visitar. 


Haverá um foco quanto ao jubileu do nascimento (175 anos) de D. Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque, natural da Amadora, estando na origem da Obra divulgada em diversos países do mundo. A sede geral é em Portugal, a qual vamos visitar. Obra e estrutura com interesse social, cultural e artístico, onde poderemos apreciar peças de interesse histórico, estético e acervo inovador.  


Uma visita também com interesse gastronómico.



Imagens 1 a 7 Arq. pessoal AA; 8-9 Gentileza CONFHIC, pormenores de vitrais da capela / "tenda" de Linda-a-Pastora in Boletim Ano XXI, nº 85, jul-set, 2015
Tags: Carnaxide, fratrimónio, herança cultural, Linda-a-Pastora, Queijas, CONFHIC


Sem comentários:

Enviar um comentário