sábado, 20 de dezembro de 2014

26. SINAL MENSAGEIRO E COMUNICAÇÃO NO ANO ZERO/UM E NA ATUALIDADE

 

QUE NESTES NATAIS A LUZ DAS FOGUEIRAS E A LUZ DA LUZ AQUEÇAM E ILUMINEM ATÉ O INTERIOR
 
“Por aqueles dias, saiu um édito da parte de César Augusto para ser recenseada toda a terra (1). Este recenseamento foi o primeiro que se fez, sendo Quirino governador da Síria.

Todos iam recensear-se, cada qual à sua própria cidade. Também José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria [...] que se encontrava grávida.

E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.

Na mesma região encontravam-se uns pastores que pernoitavam nos campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. Um anjo [… mensageiro] apareceu-lhes […] e disse-lhes: «Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura […]. Paz na terra aos homens do seu agrado»”. (cf. Lucas 2,1-14).

A terminologia de «sinal» evocada no texto de Lucas (2,12)   e em contexto de Natal, prossegue o periodo do Advento revelando a “chegada” do “Messias”.

Em nosso entender os sinais são a essência das comunicações e neste ponto de vista cremos que Cristo continua a ser O Sinal mais divulgado, quer na quantidade de devoções/ritos diários e festivos, quer nas diversas expressões patrimoniais, artísticas e comunicacionais (2).

UM ABRAÇO. BOM NATAL 2014, ANO PRÓSPERO 2015.   

-----------------------

(1)        Leia-se todo o mundo romano.

 
(2)        Entendemos como expressões patrimoniais e artísticas as referências de arquitetura, pintura, desenho, escultura, escrita, teatro, cinema, rádio e televisão. A Arte tem a função comunicadora por excelência, porventura antes, durante e depois da execução e da fruição estética.

Referências bibliográficas:

 
-Bíblia Sagrada. Lisboa: Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos) 11ª Ed., 1984
-Bíbliaonline Lucas 2, 1-14 in https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/2, acedido em 21.12.2014

P.S. Cf. também “Nova Esperança” in http://comunidade.sol.pt/blogs/alfredoramosanciaes/archive/2009/12/25/J_C100_-NASCEU-_BB00_-BOM-ANO-A-TODOS-.aspx

 

1 comentário:

  1. A foto supra, data de 2005 e foi tirada numa das praias do Arquipélago de Bazaruto/Moçambique, frente ao Pestana Hotel.

    BOM NATAL, que a luz das fogueiras e a Luz da Luz se abra para todos.

    AA

    ResponderEliminar