quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CARÍSSIMAS(OS) PARTICIANTES EM NOVA MUSEOLOGIA


Caríssimas(os) participantes em Muse Al Idades da USMMA - Universidade Sénior de Massamá e Monte Abraão, ano letivo 2017/2018

Saúde.

Junto apresento o resumo da primeira exposição do dia 9.10.2017
Nesta apresentação tivemos o ensejo de, cada um, se anunciar e falar sobre o que entende do ensino da área museológica e suas expectativas.

Na realidade foi um desafio porque se notou uma vontade imensa de aprender. Alguns participantes afirmaram que a nova museologia é, hoje em dia, uma “área de saber quase inesgotável”. É, pois, uma gratidão e responsabilidade estar numa turma como esta.

Tive oportunidade de acrescentar que a nova museologia está em evolução e que no presente ano letivo insistiremos na vertente do Fratrimónio e iniciaremos a Área do Matrizmónio, inspiração que nos vem da Matriz (Raiz, Mátria / Mãe Terra, Ambiente).

Esta museologia será um desenvolvimento e um ensaio para uma museologia holística, no sentido que tudo, entre nós, se desenvolve (ou definha) na Terra e vemos esta "Casa Comum" como um elo no sistema planetário a que pertencemos. É, de facto, na Terra que vivemos. As implicações ambientais, energéticas e de conhecimentos da origem e do desenvolvimento do nosso sistema solar são cada vez mais evidentes, preocupantes e necessárias à preservação das espécies e às energias limpas.

Urge, pois, estudar e comunicar nas escolas e nos novos museus (instituições onde a inspiração não costuma faltar) ou nos museus menos novos, os desafios que são postos aos habitantes desta Casa.

Encontraremos várias fontes e prosseguiremos num desenvolvimento de descrição e classificação dos bens de interesse comum, quer do ponto de vista histórico, como atual.

Na segunda apresentação (2ª aula) entraremos propriamente na matéria e avaliaremos a possibilidade de visitas regulares aos patrimónios, fratrimónios e matrizmónios, refletindo novas abordagens museais como se de uma pós nova museologia se tratasse e em respeito por todos os movimentos da história da museologia, desde a Grécia pré Clássica ao Presente.

Que as musas nos ajudem, a saúde e a inspiração não nos falte.

Bom estudo a tod@s os interessad@s em participar na ciência museológica inovada.

Palavras-chave: Nova Museologia, Museologia Holística, Pós Nova Museologia

168 0 6 4 Caríssimas(os) participantes em Muse Al Idades da USMMA

Sem comentários:

Enviar um comentário