quinta-feira, 15 de junho de 2017

163 CARNIDE – LISBOA: OS SANTOS E AS FESTAS POPULARES


001 Cartaz de Carnide. in sítio da Junta de Freguesia, 2017
Palavras-chave: Carnide, Lisboa, marchódromo, Santo António, santos populares
       Hoje, dia 16 de Junho de 2017, teremos novamente as marchas no Largo da Luz. Tudo parece indicar que na origem destas festas há um fundo pagão. O processo de cristianização foi-se mesclando com novos hábitos e novas manifestações. Contudo há uma essência que se mantém.

O primeiro dos santos populares a ser festejado é Santo António, devido à data da sua morte ter ocorrido a 13 de junho. Venerado em quase todo o mundo cristão com especial destaque para a cidade natal de Lisboa.

002 Decoração de rua, festas populares na Voz do Operário, 2016
Com fama de santo milagreiro, foi canonizado em 1232 no ano seguinte ao da sua morte. O processo foi dos mais rápidos da História eclesiástica, tal era a consideração e a fama de que gozava entre a hierarquia da Igreja e a população.

Para lá de santo foi proclamado Doutor da Igreja em 1946 pelo Papa Pio XII (1). Na Arte tem representação na escultura, pintura, numismática, filatelia e museografia, com destaque para o Museu da Cidade, Museu Antoniano de Lisboa e Igreja de Santo António.
(1)Pio XII considera Santo António um «exímio teólogo e insigne mestre em matérias de ascética e mística».

003 Arte parietal na Voz do Operário, 2016
Fernando de Bulhões, nome de batismo de Santo Antoninho, como é carinhosamente chamado por muita gente. Nasce a dois passos da Sé Catedral, tendo crescido junto à Matriz e estudado na vizinhança, em São Vicente de Fora. Não admira a densidade de representação artística na cidade. Ademais, o Papa Leão XIII intitulou-o de “Santo de todo o mundo”.

São dignas de nota as manifestações populares, o enfeite das ruas, escadinhas, largos e demais espaços públicos com destaque para os bairros e sítios com antiguidade.

004 Marcha Infantil de Carnide, 2016

Exemplos marcantes de novos envolvimentos, público e do poder local nas marchas, verificam-se em Carnide. Esta freguesia de Lisboa criou o seu próprio marchódromo no Jardim da Luz, junto à igreja e convento dos franciscanos.

Carnide apresenta várias Marchas. Algumas são de população infantil, co-organizadas com as escolas locais. A “Marcha dos Avós” e a “Grande Marcha Popular do Teatro de Carnide” também têm animado Carnide. Além dos recursos locais, Carnide também tem apresentado em desfile uma Marcha convidada.
Fontes imagens. 001 Gentileza à Junta de Freguesia de Carnide; 002 a 004 Arquivo pessoal AA.

Fontes em linha, acedidas em 15.06.2017:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos - Festas Juninas – Do Paganismo ao Popular - 


1 comentário:

  1. Hoje, dia 16 de Junho de 2017, teremos novamente as marchas no Largo da Luz. Tudo parece indicar que na origem destas festas há um fundo pagão. O processo de cristianização foi-se mesclando com novos hábitos e novas manifestações. Contudo há uma essência que se mantém.

    ResponderEliminar