quinta-feira, 4 de maio de 2017

0 7 6 153 NewsMuseum Sintra Portugal


 001 Frontaria do NewsMuseum

I

Notas de contexto: para uma análise museológica

«A instituição distante, aristocrática, olimpiana, obcecada em apropriar-se dos objectos para fins taxonómicos, tem […] dado lugar a uma entidade aberta sobre o meio […].

A revolução museológica do nosso tempo - que se manifesta pela aparição de museus comunitários, museus 'sans murs', ecomuseus, museus itinerantes ou museus que exploram as possibilidades aparentemente infinitas da comunicação moderna - tem as suas raízes nesta nova tomada de consciência […].

O alargamento da noção de património […], a ideia de participação da comunidade na definição e gestão das práticas museológicas, a museologia como factor de desenvolvimento […], a utilização das "novas tecnologias" de informação e a museografia como meio autónomo de comunicação, são exemplo das questões decorrentes das práticas museológicas contemporâneas e fazem parte de uma crescente bibliografia especializada […].» (cf. MOUTINHO, Mário; MAYOR, Frederic in Cadernos de Museologia, 1993, também disponível em:

file:///C:/Users/Utilizador/AppData/Local/Microsoft/Windows/INetCache/IE/GP23AFJR/467-1-1604-1-10-20090623.pdf, acedido em 2.5.2017 ). V. ainda ICOM/ UNESCO: Declaração de Santiago, 1972 e XV Conferência Geral do ICOM/UNESCO, 1989

 002 À esquerda visionamento com óculos de realidade virtual. À direita uma representação moderna da Torre de Babel  

 Organizações e palavras-chave em sublinhado:

ICOM (International Council of Museums, Organização inserida na UNESCO / ONU);

Museografia, Museologia, NewsMuseum; ONU ; UNESCO (United Nations

 Educational, Scientific and Cultural Organization  - Organização das Nações Unidas para

 a Educação, a Ciência e a Cultura, inserida na ONU)

&

«Os museus não são organizações estáticas, mas sim organismos vivos capazes de evoluir a cada dia para assim serem atualizados consoante a sociedade do seu tempo. / O NewsMuseum é um museu dedicado às notícias, aos media e à comunicação situado em Sintra, Portugal. Foi inaugurado nos primeiros minutos do dia 25 de abril de 2016 pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.» (cf. FREITAS, Marina; NewsMuseum, desdobrável do NewsMuseum).

 

003 A moda das pivôts

II

Para uma abordagem aos conteúdos e museografia

Sendo residente no concelho, há uns tempos que pretendia visitar este espaço com suas valências de equipamentos, memórias e novas tecnologias.
O NewsMuseum encontra-se num bom local, à beira do Palácio da Vila, no centro histórico por excelência. Está sujeito a concorrências de outras ofertas culturais; contudo, em termos de marketing e de oportunidades o museu pode envolver públicos que visitem a Vila e pretendam potenciar a sua deslocação e permanência em Sintra e sua envolvência.

Não é um espaço que tenha sido construído de raiz para museu. Contudo foi adaptado e funciona, aproveitando a novidade da temática, o engenho do Arquiteto e do Engenheiro, o trabalho dos Colaboradores e as diretivas da Gestão. Convirá ir pensando no alargamento do espaço, se possível na proximidade e na criação de uma reserva de peças, caso pretenda ampliar a oferta cultural no lato campo da comunicação, para lá da temática das notícias.

 004 Quem se lembra desta frase futebolística “Ripa na Rapaqueca” de Jorge Perestrelo?

Com um ano de vida o museu conta com mais de 500 peças informativas e 230 equipamentos com ecrã. A nível de peças tridimensionais com história ou patrimoniais, conta com objetos, tais como: a moda das pivôts, um telex, um copiador (tipo stencil) um gravador/reprodutor, uma câmara de TV a cores, outra a preto e branco, locutórios e telefones.

 005 Telex

Sendo o museu muito recente aposta, em primeira instância, na imagem e no virtual, contudo as peças tridimensionais podem também ser uma boa opção.

Verifica-se através da informação em exibição que o museu aposta nas notícias validadas pelo tempo. Parece um contrassenso, pois o que foi notícia outrora dar-nos-ia a sensação de que deixou de funcionar como informação atual. Porém, pensamos que, além de notícia, a informação de outrora é hoje marco cultural; é referência patrimonial, é memória inscrita, é elo de ligação entre pessoas que partilham valores.

 

006 Gravador reprodutor

Se a notícia é essencialmente presente e ação; cabe ao museu oferecer possibilidades lúdicas e interativas. Um jogo cativante de inspiração e cultura, sobretudo de cultura nacional, intercalada com o património de quem mais nos procura e visita do exterior.

 007 Torre de Babel

Destacam-se no NewsMuseum:

*Uma “News TV” em que o visitante veste a pele de jornalista empunhando um microfone, enfrentando uma câmara e o teleponto, sendo por momentos um “profissional” da informação e da notícia;

*Concursos de televisão, jornalistas mediáticos que deixaram marcas na história das comunicações;

*Episódios jornalísticos das Guerras Mundiais, incluindo o tema da desintegração da Jugoslávia, com base em combates étnicos e de rescaldo político;

*Uma projeção do futuro através de equipamento de “realidade virtual”, incluindo “óculos VR”, conjugados com auscultadores;

*O desporto;

*Uma analogia comunicacional com a “torre de Babel”.

*Um estúdio radiofónico;

*A Revolução do 25 de Abril de 1974, incluindo “Grândola Vila Morena”;

*Episódios e factos governativos característicos;

*Gafes e frases características de políticos e personalidades do domínio público que ficaram na memória coletiva: de Otelo Saraiva de Carvalho, Pinheiro de Azevedo, Mário Soares, Álvaro Cunhal, entre outros.

*A imprensa: O Século Ilustrado, a Vida Mundial, o ambiente populacional e editorial do Bairro Alto.

*As causas sociais, factos e personalidades internacionais e nacionais, tais como: Martin Luther King com o seu “sonho”; a luta de libertação das mulheres; Gorbachev, a Perestroica e o derrube do muro de Berlim; o Hino da Europa; Nelson Mandela, Churchil, Mahatma Gandhi, Kennedi, Obama, Madre Teresa, Salazar, Mário Soares, Álvaro Cunhal, Pinheiro de Azevedo, Otelo Saraiva de Carvalho, Salgueiro Maia … ,

*O romantismo dos anos 60`s: Os Beatles com as suas canções; as revoluções de costumes, as músicas: “All My Loving”, “She Loves You”…;

-»Redes sociais. O mundo do desporto, cartazes, murais, propaganda;

 


008 Câmara de TV a preto e branco

*O fenómeno de Fátima: a religiosidade, os pastorinhos, o povo, os Papas, o atentado, os segredos, as cartas da irmã Lúcia, as mudanças na URSS, o anticlericalismo, a imprensa republicana, a Maçonaria, os atentados, a consagração dos povos da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. A mensagem aos pastorinhos guardada no Vaticano. A Imprensa da Igreja e as rádios de inspiração cristã, o “milagre do sol” ou a “alucinação coletiva”.“Fátima Altar do Mundo” e as viagens da imagem.

*As relações da Igreja com a I República e com o Estado Novo.

*Salazar e a antipatia pelo papa Paulo VI atraído pela luta dos povos em procura das independências.

*As difíceis relações da Igreja com a I República.

*Os comunicadores tornados “news” como o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, Pinto Balsemão, Proença de Carvalho, Jaime Gama, entre outros.

 

009 Câmara de TV a cores

 Em conclusão

O NeusMuseum aposta, essencialmente, no audiovisual e virtual. Faz opções programáticas e museológicas com os meios que gere:

-um edifício, não construído de raiz para a função;

-um escasso património físico tridimensional que, no entanto, tem sido superado pelas escolhas audiovisuais e virtuais;

-uma equipa de colaboradores que funciona.

 Ciência, técnica, arte e pessoas, ligadas às notícias oferecem todo um campo para explorar.

 O espaço de exposição pode ainda ser potenciado com peças características que servirão como acervos: técnico, científico, documental e de animação. Um reforço de peças ligadas às notícias: telegrafia, rádio, telefonia, televisão, escrita e seus suportes produzirá novas abordagens museográficas.

 A criação de uma reserva museológica para exposições temporárias, alternância de peças expostas e enriquecimento de contextos garantirão uma ação museal consistente.

 Sucessos mil ao NewsMuseum e seus Colaboradores;

 Agradáveis e proveitosas investigações e visitas.

 Fontes em linha, acedidas em 04.05.2017:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Arte e Novas Museografias” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/09/94-arte-de-rua-e-virtual-cidades-e.html

----------------“Museu de Comunicações: Relação com as Novas Museologias” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/03/para-um-museu-nacional-e-regional-das.html

----------------“Museu em Ação” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/09/museu-em-accao.html

----------------“Museu de Comunicações: Relação com os Patrimónios Locais e os Media http://cumpriraterra.blogspot.pt/2014/02/para-um-museu-nacional-dos-media-e-das.html

-CÂMARA Municipal de Sintra; NewsMuseum et al - http://www.cm-sintra.pt/newsmuseum

-ICOM/ UNESCO – “Mesa-Redonda de Santiago do Chile. ICOM – I Princípios de Base do Museu Integral,1972  https://claudiaporto.files.wordpress.com/2010/11/1972-mesa-redonda-santiago1.pdf  ; http://www.museologia-portugal.net/files/texto_de_apoio_01_declaracoes.pdf ; UNESCO Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, 2003 http://www.unesco.org/culture/ich/doc/src/00009-PT-Portugal-PDF.pdf

-MARTINS, Luís Paixão - https://www.facebook.com/lpmpessoal

-NewsMuseum - Exposição permanente e temporárias

-NewsMuseum – Imagens gentileza do NewsMuseum, redimensionadas para este post


Sem comentários:

Enviar um comentário