terça-feira, 28 de março de 2017

138. LUSOFONIA E PRECURSORES DA RÁDIO: A TELEGRAFIA ATRAVÉS DAS ONDAS HERTZIANAS, TAMBÉM DITAS LANDELLIANAS


01.Recetor Slaby & Arco com coesor de Edouard Branly

 Em 1902 a TSF telegrafia sem fios (via radioelétrica) dava ainda os primeiros passos. Contudo, a 26 de maio desse mesmo ano são realizadas experiências em Portugal, na Marinha, entre a Cidadela de Cascais e o navio cruzador D. Carlos. Uma das primeiras peças utilizadas nessa altura foi a que aqui se apresenta. É um equipamento de Adolf Slaby e de Georg Alexander von Arco. Sinteticamente designa-se por recetor Slaby & Arco. Esta peça precursora está à guarda na Fundação Portuguesa das Comunicações / Museu.

As mensagens por essa altura comutadas « […] foram assim as primeiras que, em Portugal, cavalgaram as ondas electromagnéticas nas ligações navio/terra […]» (cf. VALLE, ob cit.).

Porém, outros nomes, além dos acima citados são incontornáveis. Guglielmo Marconi (Bolonha, 1874 ; +Roma, 1937) e Eduard Branlly (Amiens, 1844 ; +Paris 1940), por exemplo. Branly foi titular de um prémio Nobel da Física por ter descoberto o coesor / recetor, tendo o mesmo ficado conhecido por coesor de Branly. O coesor é um pequeno componente parecido com um fusível. No interior do qual existe um filamento e limalha metálica. Foi este pequeno componente que serviu como recetor dos sinais radioelétricos e terá ajudado Guglielmo Marconi a obter um lugar cimeiro na TSF.

&&&

Jagadish Chandra Bose (Índia, 1858 -1937). As investigações de Bose e do físico Édouard Branly são quase simultâneas e, provavelmente, independentes uma da outra. Branly foi pionero, do ponto de vista do registo de patente com o coesor detetor registado com o seu nome.

A peça que acima incluímos contém esse componente simples, mas importante para o início da radiotelegrafia.

Bose (1) inventa peça compatível mas conforma-se com a divulgação no sistema de ensino e no emprego da mesma peça para explodir pedreiras à distância e para campainhas de sinalização. Bose estava mais interessado na segurança de vidas humanas e na divulgação do conhecimento, através do ensino que ministrava, do que em realizar proventos pela venda de serviços e equipamentos.

A sua genialidade como físico, biofísico, botânico, fisiologista e arqueólogo, foi direcionada para a relação humanista. Altruísta, parece ter descurado o desenvolvimento na vertente das comunicações, deixando o caminho aberto para outros investigadores, tal como vem a acontecer, com a evolução das telecomunicações inclusivamente na Era digital. Bose inicia a investigação que viria a dar frutos com os semicondutores, base das comunicações modernas/atuais à distância.

Mais interessado pelos fenómenos da vida e desta com o Absoluto (2), Bose privilegia o estudo da relação homem/meio ambiente como forma de interligação, inclusive com entidade(s) suprema(s). Para Bose, a natureza vegetal não é desprovida de sensações de bem-estar, mal-estar; não é indiferente a estímulos. Uma planta pode sentir a presença de bons e maus fluídos e reage a sensações e comunicações.

Tudo parece indicar, que o reino vegetal comunica com o meio, libertando odores e desenvolvendo-se ou retraindo-se no seu crescimento e morte; na frutificação abundante e generosa, ou no definhamento e esterilidade.

Para comprovar os atributos de sensação/reação, felicidade/bem-estar que a sua intuição e espírito lhe sugeriam, Bose inventa um equipamento a que chama crescógrafo (3) permitindo a ampliação, das manifestações reativas/comunicativas do reino vegetal, até cerca de 10.000 vezes.

Dada a sua personalidade de polígrafo, Bose dedica-se mais ao ensino dos princípios do que às questões formais e autorais. Filho de um magistrado estuda em Calcutá, a partir dos 9 anos, onde conclui uma licenciatura. Em 1880 já se encontra em Londres onde segue Medicina, que não conclui devido a ter desenvolvido uma doença de malária. Muda de curso e licencia-se em Física. Entre vários professores encontra Francis Darwin, filho do célebre Charles Darwin.

Regressa a Calcutá onde trabalha cerca de 30 anos. Leciona e investiga no Presidency College e é nas duas últimas décadas do século XIX que realiza várias investigações, entre elas: sobre ondas eletromagnéticas, precedendo Marconi.

Nestes anos consegue fazer explodir uma carga à distância, através do espaço radioelétrico, isto é, sem o uso de fios e faz tocar uma campainha, também sem o recurso de traçados de transmissões físicas contínuas. Estavam dados os passos essenciais para as radiocomunicações. Em 1896 o Daily Chronicle relata a experiência da sua comunicação à distância, sem fios.

Quase pela mesma altura o russo Alexander Popov (S. Petersburgo, Rússia, 1859-1906) também realiza experiências no sentido de comunicar pela via radioelétrica. Mas Popov escreve em 1895 que mantinha a esperança de comunicar, sem fios; logo, verifica-se que, neste ano de 1895, ainda não tinha conseguido o seu desiderato. Quanto a Marconi, também só em 1897 consegue resultados aceitáveis e encorajadores.

 Bose não tem intenção em manter em segredo a sua investigação. Não o move o desígnio de criação de empresas e de negócios altamente lucrativos, apenas a divulgação científica entre a população interessada. Mas não faltava quem por interesses pessoais, quiçá egoístas, quisesse apresentar inovações. Ele próprio desabafa com um amigo poeta, e igualmente polígrafo de Calcutá – Rabindranath Tagore, em 1901, sobre o “espírito de ganância” pelo dinheiro que encontra em obcecados “concorrentes”.

Bose investiga e trabalha sobre as ondas curtas que estão na base da revolução das comunicações a longas distâncias. Inventa um protótipo de díodo (4) semicondutor de cristais, funcionando como peça transmissora de informação e descobre as micro-ondas.

A este respeito estava tão avançado em relação ao seu tempo que o Prémio Nobel de Física de 1977 – Nevill Mott confirma que Bose estava “60 anos avançado em relação à sua época”(5).

PRECURSORES LUSÓFONOS

Um lusófono precursor nas comunicações à distância, contudo retirou-se para prosseguir o sacerdócio, tal como acontecera com o Pe. Bartolomeu Lourenço de Gusmão, deixando para outros a técnica e a aplicação comercial das suas invenções. Trata-se desta feita de um dos primeiros inventores da telegrafia sem fios - o Padre Roberto Landell de Moura (Porto Alegre - Brasil, 1861 – +1928).

Em 1909 Guglielmo Marconi partilha o Nobel da Física com Karl Ferdinand Braun (Fulda – Alemanha, 1850 ; +1918, Nova Iorque) , porém o Pe. Roberto, que estudara nas escolas de ensino religioso, incluindo em Roma e na Academia Real Militar (fundada por D. Maria I de Portugal) construíra o primeiro transmissor-recetor de ondas hertzianas (pela via etérea). O seu invento data de 1892, antes do de Marconi. Mas faltou a Roberto um meio social incentivador: «Seu laboratório, montado a custo de muito trabalho e suor, foi mais de uma vez destruído […]. Embora me tenham acusado de participante com o diabo e interrompido meus estudos pela destruição de meus aparelhos, hei de sempre afirmar: isto é assim e não pode ser de outro modo... Só agora compreendo Galileu exclamando: ´E pur se muove!`. Em 1900, finalmente, sempre perseguido por toda sorte de vexames e dificuldades financeiras, consegue obter uma patente brasileira, sob o número 3279» (cf. Alencar et al, ob cit) e em 1904 nos EUA. Porém, o seu invento passa a águas mornas. A falta de uma entidade relevante que o apoiasse, levou a que se retirasse, em 1905, desligando-se das reivindicações e da melhoria dos trabalhos científicos.

Um outro lusófono, desta feita, natural de Lisboa – Carlos Viegas Gago Coutinho, o mesmo que foi pioneiro na aviação, também se dedicou a experiências elétricas. Trabalhou na ideia de melhorar um dispositivo transmissor e recetor radioelétrico, tendo conseguido em 1900 chegar a resultados encorajadores. A ideia terá partido da realização, então já conhecida, de Édouard Branly. Em vez do coesor de Branly com limalha, Coutinho substitui o metal moído por um alfinete de ouro e uma fina agulha. Tal como Landel de Moura não terá encontrado um meio social e profissional suficientemente envolvente, com fé inquebrável no progresso e na persistência, e assim o dispositivo não foi aplicado na prática.

 
02. Patente de invenção de Gago Coutinho

Na altura a telegrafia elétrica por fio já estava muito expandida em Portugal e o país vivia em graves crises financeiras. A TSF teve de aguardar, cerca de uma década, até que, enfim, contratam Marconi após várias negociações para introduzir a TSF em Portugal. Convém deixar uma nota de que o tempo protelado na aplicação da TSF nos anos 20 não foi de todo prejudicial, pois teve a vantagem do amadurecimento das ideias e quando foi implementada o equipamento já estava avançado e capaz de comunicar para longas distâncias.

Palavras-chave: Alexander Popov, Edouard Branly, Gago Coutinho, Guglielmo Marconi, Jagadish Chandra Bose, Paramahansa Yogananda, Roberto Landell de Moura, TSF Telegrafia Sem Fios,

Notas:

(1)É interessante o nome / termo Bose por estar associado ao “pequeno e discreto” (cf. http://mundodasmarcas.blogspot.pt/2006/05/bose-better-sound-through-research.htmlhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Condensado_de_Bose-Einstein ).

O BOSÃO, por sua vez, ganhou o significado de “a partícula mais pequena de Deus”. O nome Bose parece ter sido inspirado aos seus progenitores. Bose, originário de um território colonizado tornou-se grande, não só na India, como na Metrópole / Reino Unido, e no Mundo, estando hoje as suas obras, e as que dele falam, traduzidas em cerca de 20 línguas.

(2)A expressão Absoluto é qui empregue em vez de Deus, Javé e Alá, cujas referências estão ainda ligadas a religiões e culturas diferentes, o mais das vezes em competição ou em guerra declarada.

(3)Crescógrafo - substantivo masculino do latim cresco, crescer + grafo, registo, isto é, aparelho amplificador e registador do crescimento das plantas. (cf. Dicio – Dicionário Online português). Diz-nos o guru indiano Paramahansa Yogananda, na sua obra onde se refere a Bose, que este precursor “recebeu o título de Cavaleiro pela Administração Britânica, em 1917, pela invenção do crescógrafo”, entre outros instrumentos. (cf. YOGANANDA: 2007).

(4)Díodos (do grego di e odos = dois caminhos). Trata-se de pequenas peças trabalhando com cristais. Estas pequenas unidades são, hoje em dia, mais conhecidas como semicondutores. Assentam na capacidade variável de conduzir a corrente elétrica. Os cristais foram primeiramente descobertos em 1873-1874 por Frederick Guthrie e Karl Braun. Depois utilizados por Thomas Edison (1880). Pouco tempo após, são aplicados por Édouard Branly e Jagadish Bose, no então chamado coesor de transmissão radioelétrica.

Imagens gentileza:

01.Recetor Slaby & Arco - Fundação Portuguesa das Comunicações

02.Patente de invenção de Gago Coutinho – CDI / MOP

Fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “Ensaio de Organização da Telegrafia Eléctrica no Museu dos CTT. Lisboa: Museu dos CTT; UAL, 1988- 1989

---------------------- – “Uma (R)evolução nas Telecomunicações”. Lisboa: FPC – Fundação Portuguesa das Comunicações, 2005. – Doc. Apresentação da Exposição “150 Anos da Telegrafia Elétrica em Portugal”. In Património Museológico Postal e Telecomunicações

-COPERÍAS, Enrique M. – O Livro das origens: De onde vem tudo o que nos rodeia, do Universo e da vida aos objetos do quotidiano. Paço de Arcos: Abril Controljornal Edipress, Ldª, 2013

 

Documentos em linha, acedidos em 7.7.2015

-ALENCAR, Marcelo; ALENCAR, Thiago; LOPES, Waslon – “O Fantástico Padre Landell de Moura e a Transmissão sem Fio” http://www.memoriallandelldemoura.com.br/imagen/documentos/fantastico_landell.pdf

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “048. Comunicações d`Outrora _ Perspectivas de Futuro – O Caso de J.C.Bose” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2016/07/48-comunicacoes-doutrora-e-uma.html


-BOSE, Jagadish Chandra - Biografia - pioneirismo na pesquisa/deteção de ondas curtas in http://ethw.org/Jagadish_Chandra_Bose


-BOSE - Físico e Fisiologista in http://es.wikipedia.org/wiki/Jagdish_Chandra_Bose


-BOSE; Demerson - Detetor ou coesor radioelétrico inhttps://www.cv.nrao.edu/~demerson/b~ose/bose.html

-CHARDIN – Investigações sobre a energética do pensamento e o respito pela Natureza in http://pt.wikipedia.org/wiki/Teilhard_de_Chardin#Obras_de_Teilhard_de_Chardin

-CHT Comissão das História das Transmissões - BRANLY, Édouard e o coesor detetor de ondas radioelétricas in https://historiadastransmissoes.wordpress.com/tag/coesor-de-branly/ ;https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Branly;https://en.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Branly ;

-Diodo semicondutor de cristais in https://pt.wikipedia.org/wiki/Diodo_semicondutor

-COLLINS, A. Frederich – “The Slaby-Arco portable field equipment for wireless telegrapy .http://earlyradiohistory.us/1901sla2.htm

-EMERSON, D. T. – Investigações pioneiras de J. C. Bose: 100 anos de ondas milimétricas e relação com as investigações de Bose in https://www.cv.nrao.edu/~demerson/bose/bose.html

-FIDALGO, Anabela (profª) - Apontamentos aulas de Literatura. Massamá e Monte Abraão: USMMA, 2014/2015

-FIOLHAIS, Carlos; LEONARDO, António José; MARTINS, Décio –“História da Física e ciências afins: A telegrafia eléctrica nas páginas de `O Instituto`. Revista da Academia de Coimbra ; Rev. Bras. Ensino Fís. vol.31 nº2, São Paulo, Abr./Junho, 2009 Também disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172009000200014

-FRANCISCO, Papa – Nova Encíclica “Laudato si, sobre o cuidado da Terra in http://ionline.pt/397268?source=social

-FUNDAZIONE Guglielmo Marconi et al. - “Carl Heinrich Adolf Slabyhttp://www.fgm.it/en/marconi-en/profiles/adolf-slaby.html

-JANEIRA, Ana Luisa – Teilhard de Chardin: a energética como visão de mundo; A energia máxima será sempre o amor in https://teilhardianos.wordpress.com/2012/05/25/teilhard-de-chardin-a-energetica-como-visao-de-mundo/



-PEREIRA, Martha Camargo Vasconcelos - Efeito Branly (Branly's coherer). Campinas: Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Física Gleb Wataghin, s. d. -http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/F530_F590_F690_F809_F895/F809/F809_sem2_2006/MarthaC_Tamashiro_RF1.pdf

-KAMERLINGH-ONNES, Heike – História do forno de micro-ondas inhttp://microwavecooking.com/pt/Microwave_Oven_History_Part3.htm


-VALLE, Auretónio Rodrigues do - “A telegrafia sem fios nos Açores. Notas biográficas [TSF em Portugal / Açores] de Auretónio Rodrigues do Valle” -


-YOGANANDA, Paramahansa ; BOSE, Jagadish in https://pt.wiki


-WIKI et al. – ARCO, Georg Alexander von ; SLABY, Adolf –  [“O papel destes dois cientistas nas radiocomunicações”] https://pt.wikipedia.org/wiki/Georg_Graf_von_Arco

-WIKI, et al.[“O papel Carl Heinrich Adolf Slaby nas radiocomunicações”] https://en.wikipedia.org/wiki/Adolf_Slaby

Sem comentários:

Enviar um comentário