sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

127. MUSEUS E MUSEOLOGIAS: CONCEITOS E MODALIDADES

Museus tradicionais -  trabalham com: 1) coleções, 2) públicos, 3) e edifícios.

Novos museus sociais - trabalham com: 1) patrimónios, 2) comunidades, 3) e territórios.
  




Fotos: Georges Henri Rivière (em cima, foto da esq. e figura do lado direito); Hugues de Varine (em cima, lado direito); Sede da Fundação Portuguesa das Comunicações, Patrimónios e Museu (em baixo).



Os novos museus sociais adotam uma visão democrática de funcionamento. Podem assumir a modalidade de ecomuseus de aldeias, de bairros e todos os que envolvam as comunidades como fazendo parte dos projetos, ações, gestão e fruição dos resultados.
Há museus de particulares, de fundações e outras entidades que, sendo tradicionais, adotam algumas formas da museologia social: são os museus que se relacionam com as vivências das populações (a) .


Hugues de Varine foi um dos primeiros teóricos da nova museologia social. Propôs a nova instituição social (ecomuseu) na primeira metade da década de 70 (séc.xx). A ideia já vinha de alguns anos, quando o próprio Hugues de Varine se reuniu com Georges Henri Rivière, seu amigo e colega (b).
Na modalidade de novo museu/social os membros de uma comunidade tornam-se parceiros/colaboradores, podendo ser, contudo, assistidos por um museólogo e outros técnicos, caso seja necessário.

Palavras-chave: museologia social, museologia tradicional, museu social

………………………..

(a)Um exemplo destes museus intermediadores, que leva o museu aos bairros e traz os bairros: moradores e frequentadores, com seus patrimónios e fratrimónio (cf. Anciães; Chagas) e saberes aos museus é o Museu das Comunicações com sede na Rua do Instituto Industrial, Lisboa, na envolvência dos bairros: Bica/São Paulo/Ribeira, Santos/Madragoa.

(b)Estes dois técnicos foram membros gestores no ICOM International Council of Museums (Conselho Consultivo dos Museus) uma organização inserida na UNESCO/ONU).

Fontes:

-ANCIÃES, Alfredo Ramos – “126. Gestão das Memórias – Recursos Sociais e Patrimoniais” http://cumpriraterra.blogspot.pt/2017/02/125-gestao-das-memorias-recursos.html

-WIKIMEDIA, Foundation et al. – “Georges Henri Rivière” https://fr.wikipedia.org/wiki/Georges_Henri_Rivi%C3%A8re_(mus%C3%A9ologue ; ------------ “Hugues de Varine” https://fr.wikipedia.org/wiki/Hugues_de_Varine

Fotos - ANCIÃES, A (edifício sede da Fundação Portuguesa das Comunicações e Museu); RIVIÈRE, G. H (foto de grupo); VARINE, H. (retrato) in https://fr.wikipedia.org/wiki/Georges_Henri_Rivi%C3%A8re_(mus%C3%A9ologue ; https://fr.wikipedia.org/wiki/Hugues_de_Varine ..

Sem comentários:

Enviar um comentário