Raízes e
manifestações na comunicação, fé, etnografia, arte e animação.
Estas
festas populares são conhecidas por festas juninas, dado serem realizadas no
mês de junho quando, no hemisfério norte, se aproxima o solstício de
Verão e o tempo é de grande vitalismo para a natureza. Tudo parece indicar
que na origem destas festas há um fundo pagão (1). O processo de cristianização
foi-se mesclando com novos hábitos e novas manifestações. Contudo há uma
essência que se mantém.
Com
fama de santo milagreiro, foi canonizado em 1232, no ano seguinte ao da sua
morte. O processo de canonização foi dos mais rápidos da História eclesiástica,
tal era a consideração e fama de que gozava entre a hierarquia eclesial e a
população.
Para
lá de santo foi proclamado Doutor da Igreja em 1946 pelo Papa Pio XII (2).
Na
Arte tem representação na escultura, pintura, numismática, filatelia e
museografia, com destaque para o Museu da Cidade / Museu Antoniano de Lisboa e
Igreja de Santo António. Fernando de Bulhões, nome de batismo de Santo
Antoninho, como é carinhosamente chamado por muita gente, nasceu a dois passos
da Sé Catedral.
Tendo
crescido junto à Matriz e estudado na vizinhança, em São Vicente de Fora, não
admira a densidade de representação artística na cidade. Ademais, o Papa Leão
XIII (3) intitulou-o de “Santo de todo o mundo”. São dignas de nota as
manifestações populares do enfeite das ruas, escadinhas, largos e outros
espaços públicos com destaque para os bairros e sítios com antiguidade.
São
João comemora-se no dia 24, coincidindo com a data do seu nascimento, e não com
a data da sua morte, como é comum entre os santos. Consta que São João Batista
era primo de Jesus Cristo e é reverenciado não só pelos cristãos, como em
certas partes do mundo islâmico, encontrando-se sepultado numa mesquita em
Damasco; também é venerado pelo espiritismo, e pela maçonaria, entre outros
credos. A razão da comemoração no dia do nascimento deve-se ao facto de ter
sido considerado puro ainda dentro do ventre materno.
É
aqui que entra a comunicação do mensageiro, anjo Gabriel, reconhecido
como padroeiro dos correios e das telecomunicações com a seguinte anunciação:
"5Nos
dias de Herodes, rei da Judeia, existiu um sacerdote chamado Zacarias [pai de
João Baptista] […] cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava
Isabel” […]. “7Não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois de idade
avançada. 8Ora, estando Zacarias no exercício das funções sacerdotais diante de
Deus, na ordem da sua turma, 9coube-lhe, segundo o costume sacerdotal, entrar
no santuário do Senhor para queimar o incenso. […] 11Apareceu-lhe, então o anjo
do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo Zacarias ficou
perturbado e encheu-se de temor. 13Mas o anjo disse-lhe: «Não tenhas receio,
Zacarias, a tua súplica foi atendida. Isabel, tua mulher, vai dar-te um filho e
chamar-lhe-ás João. 14Será para ti, motivo de regozijo e de júbilo, e muitos se
regozijarão com o seu nascimento. 15Será grande aos olhos do Senhor […] cheio
do Espírito Santo já desde o ventre de sua mãe 16e reconduzirá muitos dos
filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. 17Irá à frente, diante d`Ele [de seu
primo Jesus Cristo] […]» 18Zacarias disse ao anjo: «Como hei-de verificar isso,
se estou velho e minha mulher avançada em anos?» 19O anjo respondeu: «Sou
Gabriel, aquele que está diante de Deus, e fui enviado para te falar e dar-te
estas novas»".
(Cf. Lc 1, 5-19)
Deixa
a vida de empreendedor na arte da pesca para seguir o Mestre. Após a condenação
à morte do Mestre, Pedro segue a missão de Apóstolo, tendo sido martirizado em
Roma, cerca do ano 67. Não se sabe ao certo o dia nem o mês em que foi
crucificado na capital do Império, daí comemorar-se a 29 de junho.
Esta data correspondente ao dia em que os restos mortais foram trasladados, em
segredo, para as Catacumbas de S. Sebastião, em Roma, decorrendo o
ano 257.
A
popularidade vem-lhe, possivelmente, da origem de humilde pescador e da entrega
e coragem na condução da Igreja nos primeiros anos do cristianismo. Em
Portugal é venerado e festejado como um dos três santos populares.
A
notoriedade como santo que abre as portas do Céu é relevante no
imaginário popular, daí o ser frequentemente representado com as chaves na mão.
O próprio Cristo comunica-lhe:
«18Também
Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja […]
19«Dar-te-ei as chaves do reino dos céus, e tudo quanto ligares na terra ficará
ligado nos céus, e tudo quanto desligares na terra será desligado nos céus» (Mt 16, 18-19).
Na
minha comarca e envolvimento, também se festejam os santos populares com grande
entusiasmo, especialmente o São João, em Moimenta da Beira e em Tabuaço com
liturgias, marchas populares, arraial, programas de desporto e animação; e na
sede do concelho de Penedono onde à religiosidade e animação se junta uma
importante feira anual onde ocorre gente local e das vizinhanças (Douro
Sul, Terras do Demo e de Magriço).
O
mês de junho marca, por assim dizer, o início das festas estivais onde
comparecem conterrâneos e residentes de várias partes do mundo, reunidos pelo
cunho religioso, artístico, etnográfico e copiosa animação de tradição
gentia.
Notas:
(1) V. Paganismo e Cristianismo in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianismo_e_paganismo;
Cristianismo in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristianiza%C3%A7%C3%A3o
e Festas juninas in http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
(2)
Pio XII considera Santo António um «exímio teólogo e insigne mestre em matérias
de ascética e mística».
(3) Leão XIII (Itália: n.1810 - m.1903);
Papa entre 1878-1903. No seu tempo de condução da Igreja Católica escreveu
dezenas de encíclicas, entre as quais a Rerum Novarum (1891) em que faz
a defesa dos trabalhadores, pondo a questão social em plano primaz, defendendo
a subsidiariedade dos poderes e a Democracia que na altura era ainda uma
miragem, mesmo a nível europeu. Está relacionado com Portugal, não só na
questão de Santo António (português/italiano) mas também na concessão do pedido
da Congregação das Irmãs do Bom Pastor (então com sede no Porto) para a
consagração do Mundo ao Sagrado Coração de Jesus. Estas irmãs tiveram e têm um
papel relevante na educação e assistência social.
Fontes:
-ANCIÃES,
Alfredo Ramos - Alma e Luz de Carnide. Lisboa: Apenas Livros, 2013
---------------------
- Um Percurso por Lisboa: Seguindo o Elétrico 28. UAL: Instituto de
Artes e Ofícios (pós grad. em Gestão de Recursos Turísticos e Culturais), 1997
-Bíblia
Sagrada – Lisboa: Difusora Bíblica (Missionários Capuchinhos), 11ª ed., 1984
-Câmara
Municipal de Lisboa: EGEAC - Festaslisboa´15, 2015
-Carnide
Boletim Informativo da Junta de Freguesia, nº 142, Junho 2015.
Imagens: Santo António, Voz do Operário;
Marcha Infantil de Carnide.- Arq. AA; São João Baptista em Tabuaço, gentileza
de Manuel Gonçalves in http://tbcparoquia.blogspot.pt/2014/06/festa-do-municipio-de-tabuaco-sao-joao.html
Em
linha,
acedidas em 10.6.2015:
-Festas
de São João, Moimenta da Beira in http://www.freguesias.pt/portal/noticia.php?id=5589&cod=180710
-Penedono:
Festividades do padroeiro S. Pedro et al. in https://www.facebook.com/pages/Concelho-de-Penedono/353106204743852
-Santo
António - biografia in http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa#Biografia
-Santo
António, Lisboa in http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B3nio_de_Lisboa
-São
João Batista in http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista#S.C3.A3o_Jo.C3.A3o_Batista_no_Islamismo;
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Batista,
https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=s%C3%A3o+jo%C3%A3o+batista
-São
Pedro in http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro
-Tradições
das festas juninas in http://www.suapesquisa.com/musicacultura/tradicoes_festa_junina.htm
-Vidas lusófonas – Santo António de Lisboa in http://www.vidaslusofonas.pt/santo_antonio_de_lisboa.htm
Bem haja por mais um elucidativo e excelente post.
ResponderEliminarPosso acrescentar que aqui no Brasil, onde estou, teem mesmo a designação de festas Juninas e assim são conhecidas por toda a gente. Julgo que é uma "herança" portuguesa. Aqui o mais festejado é o São João, sendo mesmo feriado nacional o dia 24/6.
Um abraço..
Olá Jorge Paz
ResponderEliminarVemos que Brasil preserva um português mais arcaico do que Portugal. Porém com o acordo ortográfico tem-se dito o contrário.
Um abraço e boa estadia.