O estudo e divulgação de todo o retábulo do altar-mor, seria um
trabalho longo e extravasaria o título aqui atribuído: “da anunciação ao
nascimento”. Daí que tivéssemos selecionado só os dois quadros citados.
Trata-se de painéis ao estilo
renascença/maneirista atribuídos a Francisco Venegas, castelhano, chamado “o
meu pintor” por Filipe II e/ou a Diogo Teixeira, português, datados por volta
de 1590. Nesta obra são evidentes os saberes histórico-religiosos e o talento
artístico, possivelmente dons do Espírito Santo que teve culto durante décadas
em Carnide e acabou por ser absorvido pelo culto a Nossa Senhora da Luz (*).
Voltando aos dois quadros, junto apresentamos um possível
contexto histórico:1 - Quadro ao fundo, do lado direito “Anunciação do Anjo Gabriel a Maria”. A temática corresponde ao 1º dos mistérios gozosos: O Anjo anuncia a Maria que ela será mãe do filho de Deus.
Esta
é a uma das primeiras imagens e episódios da
história do cristianismo. Representa um momento crucial da humanidade, coincidindo
com o início do declínio do império romano tal como transparece no seguinte
extrato:
«Maria, exemplo de mãe e serva do Senhor! Obediente aos mandamentos
religiosos, inspirada pelo Espírito Santo, dissera o seu "SIM" para abrigar em seu
ventre o Salvador do Mundo – Jesus Cristo, o Messias. Sabia, entretanto,
antecipadamente, da caminhada crucial que atravessaria naquele contexto
opressivo e excludente do império romano. Mas confiante, o consagrava, o
entregava, com amor incondicional».
“Naquele
tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada
Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o
nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó
cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela
perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe
o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber
no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e
vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai
David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».
Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo
respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá
sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado
Filho de Deus […]. Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim
segundo a tua palavra». E o anjo retirou-se de junto dela”. (Cf
http://www.tuespetrus.org/?page_id=688); http://liturgiadiariacomentada.blogspot.pt/2011/02/apresentacao-do-menino-jesus-ao-templo.html,
acedidos
em 30.11.2012 ; (Lc 1,26-38 ; Mt 1,18-25).
2 - Quadro do lado direito, por cima do anterior – “Nascimento de Jesus”. Corresponde ao 3º
mistério gozoso: “Jesus nasce numa gruta,
em Belém. Antes que o menino nascesse José […] que era um homem justo e não
queria difamá-la [a sua esposa Maria],
resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto eis que um anjo do
Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: «José filho de David, não temas
receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.
Ela dará à luz um filho e pôr-Lhe-ás o nome de Jesus; porque ele salvará o povo
dos seus pecados» ” (Mt 1,19-21).
“E quando eles ali chegaram [vindos
em viagem para serem recenseados],
completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que
envolveu em panos e recostou numa manjedoira, por não haver lugar para eles na
hospedaria. Na mesma região, encontravam-se uns pastores, que pernoitavam nos
campos, guardando os seus rebanhos durante a noite. O anjo do senhor
apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu em volta deles, e tiveram muito
medo. Disse-lhes o anjo: «Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria, que
o será para todo o povo. Hoje na cidade de David, nasceu-vos um salvador
[…]»”(Lc 2,6-11)
Na envolvência arquitetónica deste quadro pode
ver-se, ao fundo, algumas colunas clássicas. Característica do estilo renascença/maneirismo.
É evidente que no local simples e rústico em que consta ter nascido Jesus, não
havia arquitetura clássica, trata-se, pois, duma recriação ao gosto, dos
pintores, patrocinadores e sociedade da época (finais do século XVI). As
personagens ao redor do Menino Jesus são sua mãe, pai "adotivo" e,
possivelmente, os pastores que vieram, em primeiro lugar, para o visitar e
adorar segundo a interpretação das escrituras ditas sagradas.
(*) Há, em nosso entender, várias outras razões para que
vários locais de culto ao Espírito Santo tenham sido extintos, quer em Carnide,
quer noutras partes de Portugal e da Europa. Mas para explicar essas razões
teríamos de recuar ao Concílio de Trento, à Reforma e Contra-reforma religiosas
e à particularidade ideológica, tipo judaica e messiânica, com que o culto se
instalou na Europa nos séculos XIII e XIV, tendo-se tornado demasiado popular
para os gostos dos poderes civis e religiosos.
Fontes:
-Imagem do
retábulo in O Santuário da Luz – Glória de Carnide / António de Sousa Araújo.
Lisboa, Edição da Paróquia de Carnide, 1977 -Evangelhos: Mateus - 1,18-25 ; 1,19-21; 2,1-12 . Lucas - 1,26-38 ; 2,1-20 ; 2,6-11
-Fontes em linha www:
-http://www.tuespetrus.org/?page_id=688), acedido em 30.11.2012.
-http://liturgiadiariacomentada.blogspot.pt/2011/02/apresentacao-do-menino-jesus-ao-templo.html, acedido em 03.112.2012.
- Encíclica «Redemptoris Mater», §§ 7, 10 «Salve, ó cheia de graça» - João Paulo II (1920-2005) in Evangelho Quotidiano, http://mail.sapo.pt/webmail/imp/message-dimp.php?ajaxui=1&mailbox=SU5CT1g&uid=42361&uniq=1354981804565, acedido em 08.12.2012)
Nos dias do Senhor nascerá a justiça e a paz para sempre.
ResponderEliminarEle socorrerá o pobre que o invoca
e o indigente que não tem quem o ajude.
Terá compaixão do humilde e do pobre
e salvará a vida dos oprimidos.
O seu nome permanecerá pelos séculos
e durará enquanto o Sol brilhar;
todos nele se sentirão abençoados,
todos os povos da terra o hão-de bendizer. (in http://evangelhoquotidiano.org/M/PT/, acedido em 18.12.2012)