quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O CONVENTO DO ESPINHEIRO & ÉVORA





                             
                
Situa-se a 2 minutos de Évora e mantém o ambiente de retiro e sentimento de devoção a Nossa Senhora do Espinheiro que consta ter aqui aparecido a um pastor. A história deste Monumento remonta ao século XV. Está atualmente convertido em unidade hoteleira, turística e religiosa através da sua linda igreja.

Texto o fotos do A. deste blog. Revisão de MA

9 comentários:

  1. O rei D. Afonso V, “O Africano”, foi um fervoroso adepto de N. Senhora do Espinheiro, a quem recorria em momentos de aflição. Seu filho D. João II, “O Príncipe Perfeito”, continuou a devoção a este santuário, de modo que era visita frequente. Por várias ocasiões prolongou a estadia, não só para descansar e orar, mas também para resolver assuntos do reino. Aqui pernoitou também a princesa D. Isabel, filha dos reis católicos (Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão). (AA/MA)

    ResponderEliminar
  2. D. Manuel I, “O Venturoso”, era outra figura que prestava culto a N. Senhora do Espinheiro, chegando a deslocar a corte para Évora e tendo feito questão de sepultar neste convento, uma das suas filhas. D. João III, “O Piedoso”, também teve a sua corte em Évora e deixou dois filhos sepultados na igreja.

    ResponderEliminar
  3. D. Sebastião, “O Desejado”, fazia romarias a pé do centro de Évora ao Espinheiro. Aqui se confessava e dormia numa sela muito simples. A sua vida de contemplação levou-o a ordenar a construção de uma ermida junto da igreja, que terá sido destruída com o terramoto de 1755.

    ResponderEliminar
  4. O infante, cardeal e depois rei, D. Henrique, “O Casto”, quando se ordenou, celebrou no convento a sua missa nova. Filipe II (I de Portugal), “O Pio”, elegeu este local para as suas primeiras visitas ao nosso país.

    ResponderEliminar
  5. A devoção ao local e a santidade dos frades Jerónimos fez com que boa parte da nobreza de Portugal tivesse escolhido o convento para descanso eterno. Várias damas nobres foram aias de Nª Sª do Espinheiro e outras ofereciam-lhe dádivas, incluindo os seus vestidos de noiva.

    ResponderEliminar
  6. O ilustre Garcia de Resende, humanista, poeta, cronista, músico, desenhista, arquiteto e analista da sociedade senhorial contemporânea, frequentou o convento, onde aliás, ficou sepultado em capela própria.

    ResponderEliminar
  7. O Convento do Espinheiro foi um dos melhores centros de arte e de cultura de Portugal. Frei Carlos “de Lisboa” (considerado por muitos de origem flamenga, onde terá estudado) aqui fez uma escola de pintura. Das suas mãos e da oficina do Espinheiro saíram algumas das melhores telas que hoje se encontram no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa e no Museu de Évora. No tempo do Estado Novo, abrigou uma Escola Primária.

    ResponderEliminar
  8. Mais recentemente, muitos noivos têm escolhido a Igreja do Convento do Espinheiro e a unidade hoteleira adjacente para celebrarem os seus casamentos, movidos pela tradição cultural, pela devoção e pelo sossego.

    ResponderEliminar
  9. Outros pontos de interesse na cidade de Évora, decretada Património da Humanidade pela Unesco: Centro histórico com as suas ruas típicas, Praça do Giraldo, Templo Romano de Diana, Sé Catedral, Paços da cidade, Igreja de São Francisco com a Capela de Ossos, Museu da cidade, Teatro Garcia de Resende.

    ResponderEliminar