sexta-feira, 22 de maio de 2020

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE 22.MAIO.2020

DIA MUNDIAL DA BIODIVERSIDADE 22.MAIO.2020
A NATUREZA COMO FONTE DE SOLUÇÕES
&
LISBOA – CAPITAL VERDE EUROPEIA 2020
 

Conhecer Monsanto Tema: Ar Livre

No dia da biodiversidade é possível efetuar um percurso orientado por Montes Claros, no parque florestal de Monsanto. Neste percurso iremos aprender um pouco mais sobre como as alterações climatéricas e, essencialmente, a presença humana contribuíram para o desaparecimento de algumas espécies que existiam na Península de Lisboa. Para mais informações: centro.arqueologia@cm-lisboa.pt / 218 172 180.
 

SINTRA – PORTUGAL

Dia Internacional da Biodiversidade

A biodiversidade desempenha um papel fundamental na atualidade. Uma biodiversidade saudável é sinónimo de um planeta com boa saúde e uma população com melhor qualidade de vida. Conhecer a biodiversidade é o caminho necessário para desencadear estratégias para a sua preservação. Conhecer a biodiversidade é reconhecer a existência de ecossistemas muitas vezes nas proximidades das nossas casas onde desenrolamos as nossas vidas. Há vida nos locais mais inesperados, há seres que nos surpreendem assim que tomamos conhecimento da sua existência. O Vale da Cabrela é um desses lugares encantados, onde a biodiversidade se funde com a geodiversidade e as vivências de outros tempos e de outros povos dão um novo colorido às culturas modernas.
Descrição
Ao longo de todo o dia, a Câmara Municipal de Sintra disponibiliza várias atividades no Vale da Cabrela, as quais se iniciam com um  Peddy Paper na parte da manhã, Workshop de Peixes de Água Doce Nativos da Região durante a tarde e finalizamos com um percurso pedestre noturno.
Objetivos
Promover o conhecimento da biodiversidade, geodiversidade e os vestígios deixados no terreno por povos que habitaram o local.
Valorizar e preservar o património natural e cultural da região.
Metodologia
Atividades diversas no Vale da Cabrela, abertas a toda a população, mediante inscrição prévia.
Calendário
23 de maio de 2020
Organização
Câmara Municipal de Sintra (em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e a Parques de Sintra Monte da Lua)
Contactos
Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Energia
Tel: 925 207 115 / 925 207 144  (Raquel Neves / Cristina Correia)
Email: dsae.atividades@cm-sintra.pt
In https://cm-sintra.pt/atualidade/ambiente/projetos-ambientais/dia-internacional-da-biodiversidade
 
Mais “Dia Internacional da Biodiversidade”.
[Em 2020 destaca-se]
“A natureza como fonte de soluções”

«Centro de Biodiversidade Sarawak - Comunidades indígenas na Malásia são guardiãs da diversidade natural do país
22 maio 2020. Em mensagem, secretário-geral da ONU – António Guterres diz que pandemia de Covid-19 mostrou como a saúde humana está ligada ao meio ambiente; agências lançam relatório sobre Estado das Florestas do Mundo.
Esta sexta-feira, 22 de maio é o Dia Internacional da Biodiversidade. Em mensagem, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que as soluções para os problemas desta área estão na própria natureza.
Segundo Guterres, a preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para mitigar as perturbações climáticas, garantir a segurança alimentar e de água e até mesmo prevenir pandemias.
Futuro
O chefe da ONU lembrou que a pandemia de Covid-19 emanou da natureza. Segundo ele, a crise “mostrou como a saúde humana está intimamente ligada à relação que tem com o meio ambiente.” […]
Ele afirmou que, durante a recuperação, que “é preciso cooperação internacional para preservar a biodiversidade e, assim, alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.” […]»
Veja  Ainda vídeo de António Guterres in https://news.un.org/pt/story/2020/05/1714502

 

Sem comentários:

Enviar um comentário