quarta-feira, 4 de julho de 2012

A "PARTÍCULA DE DEUS"

Á Terra e ao Universo não virá qualquer mal por agora a "partícula" se chamar "de Deus". Os melhores cientistas da humanidade foram/são quase todos religiosos. Ao que tudo parece indicar, os cientistas menos bons, ou seja os mais medíocres são predominantemente ateus ou de "livre" consciência.
     
Religião é aquilo que nos liga a algo e esse algo é entendido como normativo e crente. Todos acreditamos em algo mais ou menos presente, mais ou menos transcendente.
  
A descoberta desta partícula não irá ser a última descoberta, já que é comum dizer-se (em especial, os cientistas dizem) "por detrás de cada porta que se abre na ciência haverá várias outras que se apresentam para abrir".
  
Ninguém pode dizer que não há Deus, pois nunca ninguém provou que não há Deus, nem parece que se irá provar.


Os crentes deverão ter a liberdade de acreditar que há algo para lá da matéria e deverão ter a liberdade de se associarem em torno da ideia de um Criador, isto é deverão ter a liberdade de seguirem uma religião que dê coerência às suas vidas.
  
Deixem os cientistas (crentes ou não. Parece que a maioria são crentes) fazer o seu trabalho e dar-lhes o nome que entenderem às descobertas. Não virá mal nenhum ao mundo em a partícula descoberta no início do mês de julho 2012, se chamar "partícula de Deus".



P. S. Texto do autor do blogue, também publicado como comentário em: "


http://noticias.sapo.pt/tec_ciencia/artigo/descoberta-nova-particula-com-se_4199.html#sapo-widget-comments-0 "

3 comentários:

  1. Boson de Higgs ou a partícula de Deus - o que é?
    Conhecida com aquelas designações por a sua existênciater sido teorizada pelo físico Peter Higgs de origem britânica, no ano de 1964.

    O nome partícula de Deus vem da analogia de se pensar que este bosão está em todo o lado, tal como o pensamento sobre a ideia de Deus.

    Porém, há outra explicação para o nome desta partícula e cuja origem virá de "The Goddamm Particle" significando, em português, uma partícula maldita, pelo facto de custar a ser encontrada.
    Este título Goddam foi posteriormente encurtado para o diminuitivo God, ficando assim um termo mais atractivo do que goddam.

    A partícula de Deus parece, pois, estar em todo o lado e terá a ver com a massa da matéria e a gravidade que atrai os corpos. Oxalá que com mais conhecimentos sobre a estrutura da matéria e suas propiedades um dia possamos dar mais um passo para o bem estar da Humanidade. Que a "Partícula de Deus" nos ajude nesse passo.

    ResponderEliminar
  2. [...] Recebestes de graça, dai de graça.
    Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos; [...]

    in www.evangelhoquotidiano.org do dia 12.07.2012

    ResponderEliminar
  3. [...] Serei para Israel como o orvalho: florescerá como um lírio e deitará raízes como um cedro do Líbano.
    Os seus ramos estender-se-ão ao longe, a sua opulência será como a da oliveira, o seu perfume como o odor do Líbano.
    Regressarão os que habitavam à sua sombra; renascerão como o trigo, darão rebentos como a videira e a sua fama será como a do vinho do Líbano. [...]».

    vide: Salmos 51(50),3-4.8-9.12-13.14.17. in «www.evangeloquotidiano.org» do dia 13.07.2012

    ResponderEliminar